Antes de explorarmos as principais ferramentas de compliance, é preciso entender em que consiste essa estratégia.
Considerando o seu significado, que é (concordar, cumprir, obedecer), o compliance, nada mais é que a atuação de uma empresa de acordo com as regras do governo e de um segmento de mercado específico.
Ou seja, diante de um cenário de corrupção, nos mais diversos setores do mercado, que acontece seja pela má gestão das operações, desrespeito às normas da legislação, ou as brechas no sistema de segurança.
O compliance vai muito além de uma simples estratégia, mas um fator essencial para que as empresas atuem com maior transparência, seguindo as leis trabalhistas.
Com base nisso, selecionamos as melhores ferramentas de compliance para que seu empreendimento seja melhor gerenciado e com isso conquiste maior destaque.
Veja!
1 Avaliação de riscos internos
Com a utilização das ferramentas de compliance, os gestores têm um grande auxílio para analisar de forma aprofundada os processos de sua empresa.
Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e inconsistências que podem provocar alguma ruptura no compliance do seu empreendimento.
A partir dessa análise mais crítica, como também um controle padronizado dos processos e a visão técnica, são apresentadas não apenas os pontos fracos na gestão, que podem causar riscos à empresa.
Como também, possibilitar a definição de condutas que deverão ser seguidas para que os dados sejam minimizados, se os riscos se tornarem uma realidade para a empresa.
2 Controle de qualidade
A eficiência das ferramentas de compliance é inquestionável em inúmeros aspectos da empresa, como o controle de qualidade.
De maneira prática, o controle de qualidade é um indicador que produtos, serviços ou processos estão sendo realizados conforme foi planejado.
Um bom exemplo disso é o controle de qualidade realizado em indústria, garantindo assim que os produtos oferecidos atendam às particularidades técnicas de segurança que a legislação impõe.
Os processos internos, como os financeiros, também são beneficiados pelo controle de qualidade, assegurando que erros, fraudes, ou quaisquer ações antiéticas sejam praticadas.
3 Mapeamento de contingências
As situações que colocam em risco uma organização, são chamadas de contingências e podem ser associadas às seguintes condutas:
- Falta de observância de uma determinada norma;
- Negligenciar um procedimento obrigatório.
Portanto, é comum que as empresas enfrentem no dia a dia de suas operações, as mais variadas contingências.
Nesse interim, o compliance realiza o mapeamento dessas contingências, sendo um importante passo para que a empresa se mantenha firme nas suas atividades.
Pode-se dizer então, que o compliance tem um papel similar ao de uma auditoria interna, prevendo possíveis pontos determinantes para que a empresa seja colocada em risco.
4 Teste de integralidade
O teste de integralidade no contexto do compliance tem ganhado cada vez mais relevância nas empresas, principalmente entre os profissionais desse departamento.
A finalidade deste teste é conhecer mais detalhadamente o perfil ético de um indivíduo, alisando circunstâncias em que seu caráter seja colocado à prova.
Essa estratégia é de grande importância, uma vez que as fraudes e a corrupção têm sido muito comuns em todas as áreas.
Por esse motivo, essa ferramenta de compliance reitera, a importância de se abordas as questões éticas no processo de seleção e contratação de funcionários.
Desse modo, a escolha de profissionais que estejam alinhados com os valores da instituição, como caráter, integridade e transparência, torna-se mais assertiva.
5 Análise de desempenho e engajamento
Mesmo que todas as ferramentas de compliance anteriores tenham sido cumpridas, se o gestor perceber que o rendimento de seus colaboradores está em queda.
Uma boa sugestão é fazer um investimento em plataformas de gestão corporativa, como o OKR.
Por meio deste software é possível criar e acompanhar as metas definidas por sua empresa, facilitando muito o trabalho da equipe de RH.
Conclusão
Certamente, as ferramentas de compliance podem contribuir de forma significativa com o sucesso do seu empreendimento.
Afinal, não há como uma empresa crescer e alcançar uma posição no mercado, se não obedece às normas da legislação e não atua com transparência.
De fato, implantar tais ferramentas e fazer uma análise mais profunda da situação da empresa, pode ser uma tarefa bem complexa, mas que pode ser facilitada com o auxílio de uma contabilidade especializada.