5 Principais indicadores de estoque e como calculá-los

Os indicadores de estoque são fundamentais para uma eficiente gestão de controle do almoxarifado, que é um dos mais importantes setores de um empreendimento.

Visto que, de nada adianta solicitar uma detalhada pesquisa de mercado, averiguar quais as reais necessidades e preferências do seu público, se não houver no estoque o produto que o mesmo deseja.

Nesse sentido, a gestão de estoque não apenas permite que a qualidade dos serviços entregue aos clientes seja mantida, como também impede a perda do lucro com aquela compra.

Como também, evitar o desperdício de tempo e capital que foram investidos na jornada de compra do seu público potencial.

Para saber mais sobre os indicadores de estoque, continue conosco na leitura deste post!

 O que é e quais os indicadores de estoque mais utilizados?

Basicamente os indicadores de estoque são ferramentas utilizadas para transformar a análise de desempenho desse departamento em números.

Uma das grandes dificuldades dos gestores é saber, por exemplo, quando um produto tem maior saída. Além disso, existem outras dúvidas, tais como:

  • Quando a saída de um produto está acima da média?
  • Qual o volume total do estoque de determinado produto?
  • Qual o prazo médio para o reabastecimento de uma mercadoria?

Nem sempre essas perguntas são facilmente respondidas, porém, com os indicadores de estoque, obtém-se maior precisão nas respostas.

Com base nisso, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas, por exemplo, aumentando a produção de um item específico.

1. Giro de estoque

Certamente, o giro é um dos indicadores de estoque mais utilizados, já que sua função é apresentar para o empreendedor quantas vezes ao longo do ano o estoque deve ser completamente renovado.

Desse modo, de posse dos resultados, fica mais fácil elaborar técnicas de  marketing e vendas, com o objetivo de aumentar a saída de algumas mercadorias.

O cálculo do giro de estoque pode ser feito de duas maneiras distintas, sendo que a primeira é mais utilizada por empreendimentos que possuem poucos produtos.

Giro de Estoque = Total de vendas / Estoque Médio

Lembrando que, (Estoque Médio = Estoque Inicial + Estoque final/2). 

A segunda forma de calcular este indicador de estoque tem como referência os valores de compra, por isso é mais indicada para empresas que possuem maior variedade de produtos.

Giro de estoque = Valor total das vendas / Valor médio do estoque

Provavelmente você deve ter imaginado que: quanto maior for o giro de estoque, melhor será para o seu empreendimento.

2.Taxa de retorno

Para mensurar o volume de devolução de mercadorias, um dos melhores indicadores de estoque é a taxa de retorno.

Esse índice mostra qual a porcentagem de itens que retornaram ao estoque depois que a compra foi finalizada.

Taxa de retorno = (Total de produtos devolvidos / total de produtos vendidos) X 100.

Para os gestores, esta é a técnica ideal para identificar quais os itens e a quantidade que não está atendendo às necessidades do seu público.

Vale ressaltar que, quanto mais próxima de zero, melhor a taxa de retorno. No entanto, se um destes itens tiver uma alta repentina desta taxa, é preciso ficar atento a alguns problemas:

  • Defeito do lote;
  • Falhas técnicas na produção;
  • Queda na qualidade da matéria prima.

3.Perdas

Sem dúvidas, os indicadores de estoque de perdas são os que mais preocupam os empreendedores.

Isso porque, essas perdas demonstram os altos custos das empresas, que podem prejudicar seu faturamento consideravelmente.

Este indicador pode ser calculado da seguinte maneira:

Perdas = estoque total – total de vendas – estoque atual.

Alguns fatores são decisivos para os problemas relacionados a perdas de estoque, como:

  • Falha na armazenagem da mercadoria;
  • Furto;
  • Fraudes internas;
  • Vencimento.

4.Tempo de reposição

Definitivamente, a experiência do cliente pode ser medida por meio deste indicador de estoque.

Pois, o mesmo tem a capacidade de mensurar qual o prazo que uma mercadoria leva para estar de volta para o estoque, ou seja, pronto para ser comercializado.

Para isso, é preciso considerar alguns fatores:

  • Cadastro;
  • Carregamento;
  • Disponibilidade para venda;
  • Transporte até o ponto de venda;
  • Tempo de aquisição do produto.

Ou seja, a eficiência dos processos logísticos será maior à medida que o tempo de reposição do produto for menor.

5. Capacidade de estoque

Este é um dos indicadores de estoque responsáveis pela análise e identificação do espaço físico disponível para uso.

Para isso, é preciso saber qual a quantidade de prateleiras disponíveis, assim como os locais disponíveis para armazenamento e qual sua porcentagem em uso.

Grande parte dos especialistas acredita que o máximo que deve ser utilizado da capacidade do espaço é de 80% a 90%.

Conclusão

Como foi dito anteriormente, de nada adianta um bom investimento em recursos, em divulgação de produtos, se não houver uma boa gestão de estoque.

Nesse sentido, os indicadores de estoque são essenciais para proporcionar maior precisão nos resultados.