Embora seja de fundamental importância para o sucesso de uma empresa, muitas pessoas ainda negligenciam a gestão de estoque, principalmente as pequenas empresas.
Isso acontece principalmente devido a falta de conhecimento dos princípios básicos de uma boa administração.
Em outras palavras, a falta de atenção à sua gestão de estoque pode comprometer toda a estrutura do seu empreendimento.
Com base nisso, elaboramos este post para que você possa aumentar a sua eficiência empresarial e ainda reduzir os custos e perdas do seu estoque.
Confira!
1 Utilizar softwares de gestão de estoque
O uso de um sistema de gestão de estoque vai trazer inúmeros benefícios para o setor, sendo a segurança e a otimização do tempo, os principais.
Assim, tarefas que até então eram feitas manualmente, poderão ser feitas de forma rápida e fácil, como o registro de entrada e saída de produtos.
O uso de planilhas, mesmo que ainda seja interessante, ainda pode apresentar erros, que podem ser decorrentes de falhas humanas e podem causar grandes prejuízos.
Em contrapartida, o uso deste tipo de programa, proporciona maior segurança no armazenamento e transmissão de dados, além de facilitar a movimentação do estoque.
2 Criar programas para redução de perdas
Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam, é a perda de produtos em seu estoque.
Nesse sentido, a gestão de estoque deve instaurar medidas para combater esse problema, tais como:
- Verificar a entrada de mercadorias, recebendo-as com cuidado;
- Ficar atento às datas de validade dos produtos;
- Elaborar regras para a gestão de estoque;
- Criar e atualizar com frequência o inventário de estoque.
3 Separação dos produtos
O trabalho de separação dos produtos é essencial para a gestão de estoque, já que facilita bastante o trabalho da sua equipe de trabalho.
Para que isso seja possível, será necessário:
- Padronizar as mercadorias: essa etapa é primordial para uma gestão de estoque eficiente, pois, agiliza a separação dos itens em diferentes categorias;
- Melhor aproveitamento do espaço disponível: ao separar os produtos por níveis de relevância, colocando em destaque os de maior fluxo, ganha-se tempo e organização;
- Organização das categorias: são diversas as maneiras de organização das mercadorias, quer seja por tamanho, similaridade das características, entre outros.
4 Reabastecimento inteligente
Uma boa prática para a gestão de estoque é reduzir o número de mercadorias e de matéria prima, possibilitando assim um gerenciamento mais simples.
Além disso, é possível reduzir o espaço físico, assim como os custos com desperdícios.
Mesmo porque, alguns produtos são sazonais, assim, se a compra for feita acima do previsto, as mercadorias podem ficar encalhadas.
Conclusão
Conforme você pôde perceber, a gestão de estoque é de suma importância para o sucesso de uma empresa.
Por esse motivo, é aconselhável reunir esforços para deixar o estoque de sua empresa sempre bem organizado.
Dessa forma, além de otimizar o trabalho de seus colaboradores, você assegura que o empreendimento não tenha prejuízos.
Portanto, se ainda não possui segurança para administrar a gestão de estoque sozinho, solicite o auxílio de uma empresa de serviços contábeis.