4 Dicas para organizar o financeiro da sua empresa

Se você está em busca de dicas para organizar o financeiro da sua empresa, é sinal que entendeu a importância desse setor, afinal é aí que se encontra o coração de um empreendimento.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te mostrar que a partir da adoção de medidas simples, é possível fazer maravilhas não apenas para o departamento financeiro, como para toda a empresa.

Seja na elaboração de políticas de cobrança mais assertivas, como também ficar livre do risco de inadimplência.

Continue a leitura deste post e veja como uma empresa de contabilidade é importante para te auxiliar a implementar todas as dicas para organizar o financeiro da sua empresa.

Saiba como as dicas para organizar o financeiro da sua empresa podem te ajudar no dia a dia

Certamente, todos os departamentos de uma empresa devem ser bem organizados, permitindo assim um gerenciamento mais descomplicado e menos burocrático.

Todavia, o departamento financeiro, por ser responsável pelo fornecimento de informações precisas acerca do volume de vendas, a rentabilidade dos negócios.

E principalmente, no que diz respeito à trajetória de compras e as formas de pagamentos adotadas por cada cliente.

Portanto, se você não quer um departamento desorganizado e que não tenha condições de lhe oferecer dados fidedignos que te conduzam para a melhor tomada de decisões, fique atento às dicas para organizar o financeiro da sua empresa.  

1. Separar as contas pessoais das empresariais

Separar as contas pessoais das contas da empresa é um importante passo para que o gestor tenha a visão real da situação financeira do seu empreendimento.

Essa estratégia ainda deve ser mais enfática, se houver mais de um sócio na empresa, por isso, o responsável pelo setor deve estabelecer:

  • Qual será o valor mensal a ser retirado por cada sócio;
  • Evitar fazer o pagamento para pessoa física pelo caixa da empresa.

2. Realizar todos os registros

Uma das dicas para organizar o financeiro da empresa de maior relevância é o registro completo de todas as entradas e saídas.

Ou seja, a equipe financeira deve registrar as contas que devem ser pagas ou recebidas pela empresa, por meio de anotações diárias, evitando assim a perda de informações que podem acarretar no atraso do pagamento das contas.

Vale ressaltar ainda que, quando feitos corretamente, tais registros facilitam proporcionam as seguintes vantagens:

  • Facilitação do processo de conciliação financeira;
  • Redução de riscos de possuir títulos em aberto
  • Sem a cobrança do cliente.

3.Fazer uso da tecnologia de gestão

É muito comum,  principalmente nas pequenas empresas, fazer uso de planilhas, como as do Excel, para fazer o seu controle financeiro.

No entanto, com o crescimento da empresa, fazer o acompanhamento financeiro por meio dessa ferramenta, fica inviável, devido à dificuldade de manter os dados atualizados manualmente.

Assim, a melhor opção é utilizar softwares de gestão financeira que contam com inúmeras funcionalidades, tais como: automatização de propostas comerciais, sistema de armazenamento, compartilhamento e atualização de dados.

Ao eliminar a realização das tarefas manuais e repetitivas, as chances de reduzir os erros e otimizar o trabalho da equipe financeira, são muito maiores.

4. Ter o acompanhamento constante de um escritório contábil

Embora seja a última das 4 dicas para organizar o financeiro da empresa, listadas nesse artigo,  esta é uma estratégia essencial para o sucesso de um empreendimento.

Para que a organização do setor financeiro cumpra com os anseios do gestor e o ajude a identificar possíveis inconsistências, como também a tomar decisões bem embasadas, é preciso que haja um acompanhamento diário de todas as movimentações financeiras.

Sendo assim, para que as falhas do setor financeiro sejam evitadas e você consiga melhorar a credibilidade da sua empresa diante dos colaboradores, clientes e fornecedores, o melhor a se fazer é contratar uma empresa de contabilidade.

Conclusão

Se você chegou até aqui, pôde entender a importância dessas 4 dicas para organizar o financeiro da sua empresa.

Lembrando que essas são apenas algumas das muitas estratégias utilizadas para melhorar o desempenho dos seus negócios.

Ao contratar os serviços de uma empresa de contabilidade de confiança, o profissional responsável fará uma análise das suas necessidades e a partir de então irá indicar quais as melhores estratégias para alavancar o sucesso do seu empreendimento.