Fusão é um termo conhecido na Química, que é quando há a passagem de uma substância sólida para o estado líquido.
Mas, no mundo dos negócios ainda existem muitas dúvidas acerca dos processos de fusão e incorporação.
Com base nisso, elaboramos este artigo a fim de apresentar as principais diferença entre fusão e incorporação.
Confira!
Como funcionam os processos de fusão e incorporação?
Diante das dificuldades do mercado, as empresas utilizam como artifícios para sua sobrevivência, os processos de fusão e incorporação.
Ao tomar essa decisão, o gestor assegura:
- O aumento do engajamento da marca;
- Diminuir a concorrência;
- Mudar a estratégia de mercado.
Além disso, a fusão e incorporação são medidas adotadas pelos empresários para aumentar a visibilidade dos seus negócios e possibilitar o desenvolvimento e expansão do seu empreendimento.
Mas para que você possa entender como funciona diferença entre fusão e incorporação e cada uma dessas estratégias, decidimos falar separadamente de cada uma delas. Veja!
Fusão
A unificação das atividades empresariais é a principal característica da Fusão, mas é importante falar sobre o impacto que as partes envolvidas percebem em relação à estrutura da organização.
A sociedade das empresas, seja de nichos comuns ou diferentes, permite a formação de uma única organização, facilitando assim a reorganização das estratégias de negócios.
Embora não seja um processo simples, a Fusão permite que a “nova” empresa, fique maior e mais poderosa.
Isso acontece porque o patrimônio das organizações envolvidas é somado, já que não são mais pessoas jurídicas individuais.
Dentre os resultados que os gestores percebem a partir dessa união, destacam-se:
- Aumento da cartela de clientes;
- Expansão de mercado;
- Competitividade reforçada;
- Maior visibilidade;
- Aumento da receita;
- Redução e centralização dos custos;
- Diminuir os riscos.
Incorporação
Outra alternativa que os empreendedores têm utilizado para driblar a crise é a Incorporação, que também ajuda a melhorar a imagem da empresa e alavancar seus negócios.
O gestor deve estar ciente que nesse processo os mesmos protocolos da empresa inexistente devem ser seguidos.
Dessa forma, na incorporação a sociedade incorporada é extinta, no entanto, a incorporadora permanece com sua personalidade jurídica.
Conforme o artigo 21 da Lei 9.249/1995, o valor do patrimônio das empresas incorporadas é definido com base no valor contábil ou de mercado.
Como uma equipe qualificada pode te ajudar nessa escolha
Sem dúvidas, fazer a escolha entre fusão e incorporação, não é uma tarefa fácil para os empresários.
Visto que sua decisão deve ser pautada por dados reais e precisos, considerando as necessidades das empresas envolvidas.
Assim sendo, a melhor opção é contar com o auxílio de uma equipe especializada nesse tipo de processo, aumentando assim as chances de sucesso na transação.
Conclusão
Não há como negar que os processos de fusão e incorporação, são medidas assertivas para quem deseja manter a saúde financeira do seu negócio.
Todavia, para que a escolha proporcione ao empreendedor os resultados esperados, é fundamental que receba o suporte de profissionais especializados como da Firbraz. Desse modo, as chances de sucesso nessa nova empreitada são muito maiores.