O patrimônio líquido é aquilo que a empresa tem de riqueza, ou seja, a diferença entre as suas obrigações e o que ela tem de bens e direitos. Essa é a representação também do valor de uma empresa numa possível liquidação.
Por esse motivo, é considerado um dos conceitos de maior relevância do balanço patrimonial.
Em outras palavras, a diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma instituição corresponde ao seu patrimônio líquido.
Para que esse assunto possa ser desmistificado, elaboramos este artigo para que você possa ter um melhor entendimento de como fazer o cálculo desse indicador.
Confira!
Qual a relação do patrimônio líquido com os ativos e passivos?
A princípio, o patrimônio líquido configura toda riqueza de uma empresa, ou seja, tudo aquilo que pertence aos seus sócios.
Conforme os termos técnicos usados pela contabilidade, é um indicador contábil que equivale à diferença entre os ativos e passivos de um empreendimento.
Para um melhor entendimento, é preciso ter em mente que:
Ativos: são os bens e direitos que uma empresa possui e que podem ser convertidos em dinheiro, como as duplicatas a receber, o estoque de produtos, imóveis e equipamentos.
Passivos: dizem respeito às obrigações que a empresa tem que cumprir, ou seja, dívidas, contas a pagar e empréstimos.
Quais os componentes do patrimônio líquido?
Segundo a Lei 6404/76 o patrimônio líquido é composto por diversas contas, dentre as quais destacam-se:
Capital social: é o montante investido por cada sócio para dar início ao empreendimento. Para isso ele pode usar bens financeiros, materiais ou imateriais.
Reservas de lucros e de capital: uma parcela dos lucros gerados é atribuída à formação de reservas para algum objetivo específico.
Ações em tesouraria: quando uma empresa recompra suas ações, elas ficam mantidas em tesouraria, de tal forma que podem ser canceladas ou reemitidas a qualquer momento.
Ajustes de avaliação patrimonial: corresponde ao resultado do valor obtido por meio da avaliação dos bens conforme o seu valor justo.
Patrimônio líquido: aprenda como calcular
Portanto, é preciso saber que o patrimônio líquido pode mudar sempre que houver alterações no subsídio de valores do seu negócio, quando há um acréscimo do capital social, por exemplo.
Assim sendo, para fazer o cálculo da riqueza de uma empresa, basta utilizar a seguinte equação:
Patrimônio líquido = valor do ativo – valor do passivo
Por exemplo, se uma empresa possui 100 mil reais em ativos e 40 mil reais de passivos, temos:
PL = 100 mil – 40 mil
PL: 60 mil
Conclusão
Embora o cálculo do patrimônio líquido pareça fácil de ser realizado, muitos empreendedores ainda encontram dificuldade em realizá-lo.
Isso acontece, muitas vezes, pela falta de organização de documentos, bem como das finanças da empresa.
Para evitar essa desordem, a melhor opção é colocar os cuidados burocráticos do seu negócio sob a responsabilidade de uma empresa de contabilidade com vasta experiência de mercado.
Dessa forma, as chances de melhorar o desempenho e credibilidade da sua empresa serão muito maiores.
Se você quer conhecer mais, entre em contato com a equipe da Firbraz.