O futuro das relações de trabalho no mundo pós pandemia promoveu uma série de questionamentos com relação às formas de contratações, cuidados com os colaboradores, leis trabalhistas, entre muitas outras.
Depois do país viver um longo período sombrio na pandemia global, foi necessário fazer adaptações que pudessem garantir ou manter a empregabilidade.
Sendo assim, foram criados contratos de trabalho voltados a pessoas que trabalham de forma remota. Essa medida teve como objetivo incentivar o teletrabalho.
Veja neste artigo qual será o possível futuro das relações de trabalho e quais são os contratos utilizados. Continue a leitura até o fim.
O futuro das relações de trabalho no mundo pós pandemia: como fica?
O mundo precisou se adaptar à pandemia global do Covid19 no ano de 2020 com interações cada vez menores e a necessidade de executar atividades no digital.
Dessa forma, cada vez mais empresas passaram a aderir às contratações de forma remota para diversas funções dentro do mundo corporativo.
Desde então as contratações remotas têm se mostrado cada vez mais vantajosas tanto para o contratante, quanto para o contratado.
Quais são os tipos de contrato feito nas relações de trabalho no mundo pós pandemia?
Existem variados modelos de contrato de trabalho elaborados especialmente no mundo pós pandemia.
No entanto, antes mesmo de elaborar um contrato, é necessário ter um contador para auxiliar no procedimento e verificar todos os direitos e os deveres de cada parte.
Confira abaixo alguns modelos que podem ser utilizados
Contrato de trabalho autônomo
A primeira modalidade de contrato consiste em uma parceria entre o contratante e uma pessoa autônoma.
Desta forma, são estipulados os horários e o pagamento de acordo, onde ambas as partes estejam cientes.
A prestação de serviço autônoma pode ou não ter uma data pré definida para encerramento de contrato.
Contrato de trabalho teletrabalho
Já no contrato teletrabalho, que foi criado de acordo com o artigo 75-B da CLT, consiste na contratação feita de forma totalmente online.
Nessa modalidade, o contratado passa a trabalhar totalmente remoto e não há a obrigatoriedade de cumprir uma jornada específica, como ocorre em regime CLT.
Existem algumas corporações que auxiliam ainda no custeamento dos gastos execução das atividades que envolvem o trabalho prestado a distância, como por exemplo:
- Ajuda no custo com internet;
- Cadeira profissional de escritório;
- Notebook (sendo propriedade da empresa);
- Vale alimentação
Conclusão
O futuro das relações de trabalho no mundo pós pandemia trouxe uma série de questionamentos que tem gerado cada vez mais uma série de mudanças que envolvem desde as estruturas empresariais até a forma de contratação.
Para acompanhar tais mudanças e garantir que os contratos sejam feitos como determina a lei, é fundamental ter um contador nessa migração.
A Firbraz Serviços Contábeis presta apoio a empresários e administradores propondo soluções seguras voltadas no crescimento do seu negócio. Acesse o site e saiba mais.