O regime de tributação é o que determina quais impostos uma empresa pagará e como isso será feito, assim identifica-se as diferenças entre o Lucro Real e Presumido é tão importante.
A classificação incorreta pode resultar em diversos problemas fiscais, como lançamentos e pagamento de multas. Além disso, pode fazer com que você gaste mais com impostos do que deveria, o que acaba impactando diretamente na saúde financeira do seu negócio.
Portanto, se você está abrindo sua empresa agora e não sabe qual regime tributário é o mais adequado, essa condição precisa ser reavaliada.
Neste artigo você irá conferir as características e principais diferenças entre o Lucro Real e Presumido, com a ajuda da Firbraz!
Compreenda as definições e as diferenças entre o Lucro Real e Presumido
É um regime de tributação em que se apura o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de uma organização.
É realizada no lucro real que esta empresa teve durante o período de apuração, são ajustados para despesas adicionadas e/ou excluídas.Isso significa que quanto maior a lucratividade, maior será o valor do imposto que precisa ser pago.
Mas o inverso também se aplica, ou seja, se não houver lucro ou a empresa tiver prejuízo, fica isenta do pagamento de impostos no período determinado.
Além dos impostos acima, Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, ISSQN (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza), ICMS para tradings e IPI no caso de indústrias e importadores.
Lucro Presumido
O foco é poder calcular quanto a empresa tem que pagar de IRPJ, CSLL, mas esse processo é feito de forma mais fácil do que no Lucro Real. O cálculo desse regime tributário é baseado em tabela fixa de premissas fiscais para IRPJ e CSLL.
A principal característica do Lucro Presumido considerada pela Receita Federal é o lucro apenas como um percentual do lucro total, também chamado de percentual presumido.
Sendo que o PIS e a Cofins são calculados cumulativamente, o que significa que as compras realizadas no Lucro Previsto não dão direito a crédito e consequente redução das obrigações de PIS e COFINS.
Há também a ocorrência de ISS para serviços e ICMS para comércio. E no caso de indústria ou importadores, é a incidência do imposto sobre produtos industrializados.
Além disso, a frequência da arrecadação de impostos neste regime tributário é diferente. PIS, Cofins e ISS, ICMS e IPI, conforme o caso, são recolhidos mensalmente. IRPJ e CSLL trimestralmente.
Estas são as principais diferenças encontradas, e nós da Firbraz podemos auxiliar nos cálculos para verificar qual seria a melhor opção para seu negócio.
Portanto, podemos ajudar nas seguintes ações:
- A base de cálculo;
- Limite de Faturamento;
- Cálculo dos impostos.
Conclusão
Certamente ao ler esse texto, foi possível saber quais as principais diferenças entre o Lucro Real e Presumido.
Para escolher adequadamente o regime tributário ideal para o seu negócio, conte com a ajuda da Firbraz.
Somos especialistas em contabilidade para que a sua empresa pague apenas os impostos devidos. Entre em contato conosco e tenha muito mais facilidade na gestão dos tributos.