homem analisando um modelo de contrato de trabalho híbrido

Como atualizar o modelo de contrato de trabalho híbrido?

Com a chegada da pandemia, o modelo de trabalho tradicional passou por mudanças que se estenderam mesmo após o período pandêmico. A prova disso é o modelo de trabalho híbrido, que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, devido às vantagens para empregados e empregadores. 

Além de ser uma modalidade bastante econômica,  notou-se que a produtividade, bem como a qualidade de vida dos colaboradores, melhorou de forma considerável. 

No entanto, para não haver abusos é importante que essa nova forma de prestação de serviço esteja de acordo com a legislação trabalhista. Prossiga com a leitura desse artigo para entender um pouco sobre as mudanças. 

Modelo de contrato de trabalho híbrido: quais são as atualizações necessárias?

Antes de entender quais são as atualizações no modelo de contrato de trabalho híbrido é preciso compreender como ele funciona. Nele é permitido que o colaborador  realize suas tarefas de forma presencial alguns dias da semana na empresa e outras em casa, ou em um local que ele achar melhor adequado. 

No que diz respeito ao modelo de  contrato de trabalho híbrido é importante deixar claro que ainda não há uma legislação permanente sobre o assunto, visto que essa modalidade se tornou popular após a pandemia da covid 19

No  entanto, é  preciso entender que o teletrabalho e trabalho híbrido são modalidades diferentes e que, por isso, o regime escolhido deve ser a primeira alteração registrada no modelo de contrato. 

Por outro lado, é importante que direitos e deveres, tanto da empresa quanto do trabalhador, sejam preservados.  Por isso, existem medidas provisórias vigentes que visam explicar algumas questões para que o relacionamento entre empregado e empregador não seja abalado.

Outra dúvida relacionada a esse novo formato de prestação de serviço é sobre o horário de início e final das atividades. Alguns contratos são firmados para entrega de demandas, sendo assim, o empregador fica dispensado de cumprir com horários fixos, desde que a tarefa seja entregue a tempo.

Materiais de escritório bem como suporte para realização das atividades devem ser fornecidos pela empresa, sendo assim, é essencial que essa condição precisa estar descrita no contrato de trabalho.

Dessa forma, a empresa garante o cumprimento de seu dever para com o colaborador oferecendo a ele condições de executar suas tarefas. Além de promover maior conforto e comodidade mesmo quando ele estiver fora do ambiente. 

Por outro lado, o colaborador consegue o apoio necessário e terá maior facilidade para atender às solicitações da empresa.

É importante  que ao atualizar o modelo de contrato de trabalho híbrido,  seja descrito nele o endereço da sede da empresa. 

Essa condição é fundamental para que as regras sindicais sejam respeitadas e a fiscalização seja mais efetiva, garantindo assim o direito dos trabalhadores. 

Conclusão

Maior produtividade,  mais satisfação dos colaboradores,  melhor qualidade de vida, redução de custos, entre outras vantagens, são os atrativos para adaptação ao novo formato de trabalho. 

No entanto é importante fazer as atualizações no modelo de contrato de trabalho híbrido para garantir que os direitos tanto dos trabalhadores, como dos empregadores,  estejam assegurados. 

Contar com o apoio de uma equipe contábil também nas questões trabalhistas é uma maneira de assegurar à empresa que as leis serão cumpridas e assim evitar complicações judiciais.

Por isso, a Firbraz está preparada para prestar a assessoria contábil que você precisa. Entre em contato conosco ainda hoje.