Quase 60% das empresas duram menos de 5 anos. Como aumentar a longevidade de seu negócio, dentro deste conceito?
Este é um desafio enfrentado por inúmeros brasileiros que se arriscam na atividade empreendedora.
Muitos,conseguem driblar as adversidades, mas a maioria param pelo caminho. No caso das que sobrevivem é fato que suas ações estão em maior consonância com os parâmetros de uma boa gestão.
Estes, por sua vez, são introduzidos com a ajuda de consultorias, tanto na área comercial, quanto na área contábil.
Os dados do SEBRAE acima citados assustam, mas podem ser evitados. Quer saber como aumentar a longevidade de seu negócio, veja os tópicos que preparamos para você.
Fique conosco até o final.
Afinal de contas, como aumentar a longevidade de seu negócio?
É fato que não existe uma receita de bolos quando o assunto é gerir um empreendimento, mas algumas observações podem ser determinantes em sua continuidade.
Sendo assim, vamos apontar algumas questões que precisam ser seguidas para aumentar a chance de um negócio dar certo.
Confira!
1. Executar um bom plano de negócio antes de iniciar as atividades
O planejamento vai minimizar os impactos negativos, provenientes de erros previsíveis de sua empresa.
Haja vista, que quando você descreve em projeto todas as informações relevantes acerca de suas ideias, o êxito passa a ter um caminho traçado.
E aí, você começará a determinar diretrizes que indiquem como aumentar a longevidade de seu negócio.
Cabe ressaltar que o seu plano deve prever:
- Público-alvo;
- Concorrência;
- Nicho de mercado;
- Investimento;
- Elementos da matriz swot (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças)
Entre outras informações.
2. Gerenciar a empresa de forma independente aos gastos pessoais
Um erro grave que acomete boa parte das empresas que estão iniciando suas atividades é usar o capital do empreendimento para arcar com despesas pessoais
Desse modo, a conta nunca fecha e os cofres do negócio estarão sempre em baixa por não conseguir equilibrar as entradas e saídas de seu fluxo.
Este problema ocorre principalmente nas empresas familiares, é uma forma de evitá-lo é direcionando as atividades financeiras a uma gestão terceirizada.
3. Definir o tipo de produto ou serviço a ser entregue
Não há problemas em atender a diversos públicos, mas a chance de concentrar esforços em produtos que não vão render-lhe a lucratividade desejada pode comprometer seu fluxo de caixa.
Consequentemente, o seu negócio vai se tornar insustentável.
O ideal é que durante o plano de negócio seja estabelecido um público-alvo e que suas forças sejam concentradas nele.
Conclusão
Estas são apenas 3 dicas de como aumentar a longevidade de seu negócio. Muitas outras ações podem ser tomadas para garantir o seu longevo sucesso.
É compreensível que um empreendedor não disponha de todas as atribuições necessárias para uma boa administração.
Por isso, a recomendação mais viável é que se obtenha uma consultoria ou, ainda, direcione suas atividades financeiras e burocráticas à terceirizadas.
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