homem verificando como economizar impostos

Como fazer uma empresa economizar em impostos?

Para fazer uma empresa economizar em impostos é necessário ter na ponta do lápis as despesas que a mesma terá, o faturamento estimado e principalmente a margem de lucro esperada. 

Sabemos muito bem da alta tributação do Brasil, pagar os impostos e taxas é obrigatório para qualquer tipo de empresa, mas a boa notícia é que com a maneira certa é possível economizar nos impostos.

Para saber como economizar de forma totalmente segura e legal, continue lendo até o fim!


Economizar em impostos: afinal, o que são eles?

Imposto é um valor obrigatório cobrado pelo governo a fim de o empresário contribuir com as despesas que o estado tem. 

Todas as empresas de todos os regimes tributários são obrigadas por lei a pagar pelos impostos nos âmbitos: federal, estadual e municipal. 

Funciona como se fosse uma moeda de troca para ter benefícios como saúde, segurança pública,  por exemplo, mas para toda a população. 

E também para manter a máquina pública.

O não pagamento pode ter sérias consequências a empresa, como ter o direito negado de exercer atividades e multas em valores altos. 


Como economizar em impostos?

Para conseguir economizar em impostos é necessário primeiramente conhecer toda a empresa, ou seja, entender como a mesma opera em todos os sentidos. 

Feito isso existem algumas técnicas que podem ser úteis para economizar impostos:

  • Regime tributário correto: para economizar em impostos é de extrema importância verificar se o regime em que está inserido é o correto para sua empresa e o faturamento que a mesma alcança.
  • Planejamento tributário: ter uma boa gestão de todos os impostos que serão pagos no mês é essencial para organizar e não passar nenhum sufoco com o caixa negativo, por exemplo. 
  • Pagamentos das contas em dia: atrasar um imposto seja pelo motivo que for, acarretará valores que muitas vezes serão surpreendentemente altos, ou seja, geram prejuízos ao invés de economia de impostos.

 Portanto, mantenha tudo em dia e organizado como no exemplo mostrado acima. 

  • Incentivos fiscais do governo: em determinadas regiões, o governo disponibiliza um subsídio cujo objetivo é aquecer a economia do estado ou município, portanto é essencial ter uma equipe contábil engajada para verificar se há incentivos fiscais e utilizar para economizar no caixa.
  • Cuidado com o pró-labore: o valor pago mensal aos sócios não tem um limite estipulado e é exatamente por isso que a empresa deve se atentar: quanto maior o valor do pró-labore maior será a declaração do imposto de renda. 

Para economizar em impostos é essencial diminuir o valor do pró-labore, a fim de diminuir gastos. É fundamental ter um contador para auxiliar neste processo e dar as opções mais seguras. 


Conclusão 

Como pudemos ver, ninguém consegue escapar de pagar os temidos impostos, contudo, com técnicas e uma equipe preparada e sobretudo atualizada é possível sim, economizar em impostos e ainda ter vantagens exclusivas com os incentivos dados pelo governo. 

Para te ajudar nessas e em muitas outras questões contábeis você pode contar com a Firbraz Serviços Contábeis, empresa especializada em ajudar o seu negócio a tomar as melhores decisões!