Garantir a economia tributária é uma das grandes dificuldades das empresas, principalmente as de pequeno porte, devido a alta quantidade de tributação a que estão submetidas.
Muitos empreendedores, inclusive, por não conseguirem arcar com todos esses encargos, acabam presenciando a estagnação do seu negócio diante de um mercado tão competitivo, chegando muitas vezes à falência.
Para evitar contratempos dessa proporção, a melhor alternativa é tentar reduzir a carga tributária, não deixando de atender as exigências legais.
Quer saber como fazer economia tributária e alavancar o sucesso da sua empresa? Então, continue a leitura desse post!
Economia tributária: como um bom planejamento pode te ajudar a alcançar esse objetivo?
Por meio de uma série de estratégias bem definidas, o planejamento tributário tem como finalidade a economia tributária de uma empresa.
Ou seja, por meio de uma análise prévia do perfil da empresa, bem como as condições do mercado em que está inserida.
O profissional contábil, busca desenvolver ações, seguindo as regras da legislação, a fim de isentar, adiar ou reduzir os tributos da sua empresa.
Em contrapartida, o empreendimento, que ainda não entendeu a importância de terceirizar o seu departamento de contabilidade.
Corre sério risco de gastar só com o pagamento de tributos, mais de ⅓ da sua receita, impressionante não?
Alguns dos passos que este profissional vai adotar, juntamente com o responsável pela empresa, com o objetivo de conquistar a economia tributária, são:
1 Fazer a coleta de dados
O primeiro passo para a economia tributária, é fazer uma reunião com sua equipe administrativa juntamente com uma empresa de contabilidade de confiança e definir os seguintes pontos:
- Definir quais são as atividades executadas pela empresa;
- Qual é a estrutura e o porte do empreendimento;
- Relacionar as atividades administrativas, financeiras, entre outras;
- Em qual regime tributário a empresa está enquadrada.
A presença do contador nesta etapa inicial é fundamental, pois, este profissional possui o conhecimento técnico necessário para definir quais serão as melhores estratégias para a gestão do seu negócio.
2 Ficar atento à Natureza Jurídica da empresa
Não há dúvida que a análise da natureza jurídica de uma empresa é primordial para a sua economia tributária.
É a partir dessa avaliação que é possível determinar se um empreendimento terá ou não sócios, ou qual a quantidade de funcionários poderá ser contratada, por exemplo.
Para que a Natureza Jurídica possa ser definida, é preciso saber que existem diferentes tipos, tais como:
- MEI – Microempreendedor Individual;
- Ei – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Eireli – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada;
- SS – Sociedade Simples;
- SA – Sociedade Anônima.
Vale ressaltar que a escolha da Natureza Jurídica é que vai definir o regime tributário da sua empresa, que poderá causar grande impacto na gestão empresarial e financeira do seu negócio.
Demais ações que devem ser desenvolvidas para a economia tributária da sua empresa
Além das atividades citadas acima, para que sua empresa possa conquistar a economia tributária, é preciso:
- Definir o regime tributário, que pode ser: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional;
- Elaborar o planejamento tributário: para isso, conte com a ajuda de um contador, que vai te auxiliar a reduzir sua carga tributária e ainda tornar seus preços mais competitivos no mercado;
- Fazer uma análise da base de cálculo: considerando seus ganhos, lucros, investimentos, compras, contratações, entre outros.
Conclusão
Certamente, a economia tributária pode não ser uma tarefa das mais fáceis, principalmente para os leigos.
Afinal, para lidar com a contabilidade de uma empresa, é essencial ter um bom conhecimento técnico, mas que nem todo empreendedor tem.
Por esse motivo, a melhor opção é contratar os serviços de uma empresa de contabilidade com grande experiência de mercado e que tenha total disposição para fazer o melhor para o empreendimento.