Toda empresa é obrigada a fazer contabilidade?

Muitos se perguntam se toda empresa é obrigada a fazer contabilidade e a lei 10.406/2002 do Novo Código Civil diz que sim.

A exceção vale apenas para os microempreendedores individuais e aquelas empresas cujo faturamento máximo seja de R$81.000,00.

Contudo, sem um sistema contábil atuante, a carga tributária para este empreendedor pode se tornar um grande empecilho, além disso, há um risco maior de se cometer infrações e adquirir dívidas.

Para auxiliá-los nestes procedimentos, muitos empresários recorrem às consultorias e até mesmo a terceirização do setor, a fim de evitar transtornos.

Abaixo separamos um material que vai ajudá-lo a compreender porque toda empresa é obrigada a fazer contabilidade.

Continue por aqui.

Nem toda empresa é obrigada a fazer contabilidade, mas…

A legislação desobriga aos microempreendedores individuais e as empresas que faturam até R$81.000,00 a realizarem os processos de contabilidade.

Contudo, eles passam a ser tributados sobre o valor que ultrapassar 32% de sua lucratividade, com percentuais que chegam à até 27,50% 

Abaixo, vamos mencionar outras situações que confirmam a necessidade de um contador mesmo aos isentos dessa regra.

Acompanhe!

1. Evita dívidas

A não observância de certos impostos e tributações não anulam a obrigatoriedade de seu pagamento.

Caso esqueça-se ou deixe passar batido, o empreendedor pode ser multado e com isso, gerar mais encargos a serem pagos pelos cofres da empresa.

Quando o empreendimento está submetido a um sistema contábil efetivo, dificilmente cairá em situações desta natureza.

Por isso, mesmo sabendo que nem  toda empresa é obrigada a fazer contabilidade, a sua execução é mais prudente.

Esta atenção elimina o risco de retenção de documentos junto a órgãos públicos em caso de pendências.

2. Diminui o risco de problemas de legalidade

É essencial para o bom funcionamento de uma empresa que cumpra  as exigências dos órgãos públicos.

Sejam eles:

  • Pagamento de guias;
  • Posse do Contrato Social;
  • Emissão de declarações e livros contábeis, entre outros.

Estas são funções diretamente executadas pela contabilidade e a sua presença vai evitar que estas exigências não sejam cumpridas e que consequentemente, surjam complicações.

3. Ajuda a manter o crescimento

Tão importante quanto às estratégias comerciais, que vão influenciar diretamente na venda do produto ou serviço, são os trâmites burocráticos.

Por isso, mesmo que o gestor resolva focar no aspecto comercial, é indispensável controlar as ações financeiras e contábeis do empreendimento.

Para que assim, sejam equilibradas as entradas e saídas de um caixa, proporcionando maior lucratividade.

O contador, por sua vez, tem uma visão  voltada a este cenário.

Conclusão

Agora você já sabe que nem toda empresa é obrigada a fazer contabilidade, mas ainda assim, esta prática é vital para o sucesso de seu empreendimento.

Por isso, se você não domina os procedimentos pertinentes a esta área, convém investir em uma empresa que irá auxiliá-lo neste contexto.

É necessário que seja feita a opção por uma terceirizada responsável e que se comprometa com a saúde financeira de seu negócio.

A Fibraz pode atender aos seus anseios, pois dispõe de mão de obra qualificada e reputação no mercado para ajudá-lo a alcançar um patamar de alto rendimento para seu negócio.

Saiba mais, fale conosco!