Com base nos dados do mercado em que um empreendimento está inserido, essa técnica consegue definir o valor de uma empresa.
Desse modo, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas na busca de negócios mais lucrativos, ou ainda definir um valor justo caso resolva colocar sua empresa à venda.
Em contrapartida, o possível investidor consegue fazer uma melhor projeção quanto o rendimento que suas ações terão no futuro.
Tendo acesso a uma estimativa do retorno financeiro que terá se investir nesse negócio.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais acerca da importância do valuation e as maneiras de calculá-lo.
Valuation: entenda a importância dessa ferramenta para o seu negócio
Além de ser extremamente importante para o processo de compra e envenda de empresas, o valuation ajuda a entender algumas questões sobre um empreendimento, tais como:
- O meu negócio é realmente viável?
- Será que o valor da minha empresa é representado apenas pelo fluxo de caixa?
- Os clientes fidelizados que possuo, podem ser considerados ativos?
Dessa maneira, a resposta para essas perguntas será importante não apenas para quem vende o seu negócio, como também para quem compra.
Isso porque, para que o negócio seja justo e equilibrado, ambas as partes devem sair ganhando.
Enquanto o empreendedor pretende receber um preço de acordo com o valor da sua empresa, o possível investidor deseja pagar um montante justo para a compra da empresa.
Outra possibilidade do valuation é na saída de um dos sócios da empresa, pois, o mesmo saberá se o valor referente à sua parte, é de fato justo.
Como a empresa deve fazer o cálculo do valuation?
Um dos métodos de calcular o valuation de um empreendimento é o Fluxo de Caixa Descontado, que vai avaliar dentre outras coisas: a marca, os clientes e o marketing.
Basicamente, a metodologia do FCD consiste no uso de uma taxa de desconto para tentar fazer a previsão do fluxo de caixa da empresa.
Para o seu funcionamento, faz-se necessário seguir os seguintes passos:
- Estudar o segmento no qual a empresa está inserida;
- Avaliar o futuro do fluxo de caixa da empresa, bem como suas taxas de crescimento e decrescimento, para isso é indicado o uso de indicadores como o EBTDA;
- Definir a taxa de desconto WACC, que é o custo médio ponderado de capital;
- Estimar o valor da empresa, que não é uma tarefa nada fácil, mas para simplificar é preciso considerar a projeção dos fluxos de caixa e fazer o desconto do WACC.
Conclusão
Como você pôde perceber, o uso do valuation é essencial para que a saúde financeira da sua empresa seja mantida.
São inúmeros os momentos em que esta ferramenta pode ser utilizada, ajudando o empreendedor a fazer uma prospecção do futuro financeiro do seu negócio.
Certamente, alguns empreendedores possuem uma certa dificuldade em analisar o valuation do seu empreendimento.
Nesse caso, o recomendável é que busque auxílio com uma empresa de contabilidade com experiência nessa e demais ferramentas contábeis.