Entenda o que valuation, qual sua importância e como calculá-lo

Com base nos dados do mercado em que um empreendimento está inserido, essa técnica consegue definir o valor de uma empresa.

Desse modo, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas na busca de negócios mais lucrativos, ou ainda definir um valor justo caso resolva colocar sua empresa à venda.

Em contrapartida, o possível investidor consegue fazer uma melhor projeção quanto o rendimento que suas ações terão no futuro.

Tendo acesso a uma estimativa do retorno financeiro que terá se investir nesse negócio.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais acerca da importância do valuation e as maneiras de calculá-lo.

Valuation: entenda a importância dessa ferramenta para o seu negócio

Além de ser extremamente importante para o processo de compra e envenda de empresas, o valuation ajuda a entender algumas questões sobre um empreendimento, tais como:

  • O meu negócio é realmente viável?
  • Será que o valor da minha empresa é representado apenas pelo fluxo de caixa?
  • Os clientes fidelizados que possuo, podem ser considerados ativos?

Dessa maneira, a resposta para essas perguntas será importante não apenas para quem vende o seu negócio, como também para quem compra.

Isso porque, para que o negócio seja justo e equilibrado, ambas as partes devem sair ganhando.

Enquanto o empreendedor pretende receber um preço de acordo com o valor da sua empresa, o possível investidor deseja pagar um montante justo para a compra da empresa.

Outra possibilidade do valuation é na saída de um dos sócios da empresa, pois, o mesmo saberá se o valor referente à sua parte, é de fato justo.

Como a empresa deve fazer o cálculo do valuation?

Um dos métodos de calcular o valuation de um empreendimento é o Fluxo de Caixa Descontado, que vai avaliar dentre outras coisas: a marca, os clientes e o marketing.

Basicamente, a metodologia do FCD consiste no uso de uma taxa de desconto para tentar fazer a previsão do fluxo de caixa da empresa.

Para o seu funcionamento, faz-se necessário seguir os seguintes passos:

  • Estudar o segmento no qual a empresa está inserida;
  • Avaliar o futuro do fluxo de caixa da empresa, bem como suas taxas de crescimento e decrescimento, para isso é indicado o uso de indicadores como o EBTDA;
  • Definir a taxa de desconto WACC, que é o custo médio ponderado de capital;
  • Estimar o valor da empresa, que não é uma tarefa nada fácil, mas para simplificar é preciso considerar a projeção dos fluxos de caixa e fazer o desconto do WACC.

Conclusão

Como você pôde perceber, o uso do valuation é essencial para que a saúde financeira da sua empresa seja mantida.

São inúmeros os momentos em que esta ferramenta pode ser utilizada, ajudando o empreendedor a fazer uma prospecção do futuro financeiro do seu negócio.

Certamente, alguns empreendedores possuem uma certa dificuldade em analisar o valuation do seu empreendimento.

Nesse caso, o recomendável é que busque auxílio com uma empresa de contabilidade com experiência nessa e demais ferramentas contábeis.