Vigente a partir janeirode 2023 , a nova emissão de NFS-e web tem como pretensão desburocratizar e padronizar a forma de emitir NFs.
O sistema criado pela Receita Federal promete avanços tecnológicos que possibilitará que todo o país utilize um sistema otimizado com diversos benefícios.
Confira neste artigo quais serão os impactos da nova NFS-e web e como isso pode ajudar a sua empresa. Continue lendo até o fim para não perder nenhuma informação.
O que é NFS-e nacional?
A NFS-e web padrão nacional é um projeto de iniciativa da Receita Federal com o Serpro que visa armazenar informações digitais de prestação de serviços.
Isto é, é um programa que controla e armazena dados dos emissores promovendo segurança das informações a nível nacional.
O objetivo é padronizar as informações de dados e serviços feitos pelos contribuintes de forma prática, moderna e segura.
NFS-e web: veja quais serão as principais mudanças
De acordo com a resolução CGSN n. 169 de 27 de julho de 2022, serão trazidas novas regras para utilização e emissão das NFS-e web.
Veja as principais mudanças:
- Os emissores da NFS-e terão mais mobilidade para disponibilizar acesso através do celular para quem optar. Disponível tanto para IOS quanto para Android.
- Os MEIs que prestam serviços sem a Incidência de ICMS serão obrigados a emitir NF utilizando o emissor web padrão nacional.
- Pessoas Físicas e MEIos que comercializam mercadorias a opção de utilizar o emissor web não será obrigatória.
A partir de quando estará vigente?
O sistema emissor de notas da NFS-e web já está disponível desde o começo do ano de 2023. Essa medida tem como propósito adaptar os contribuintes a irem migrando para o novo sistema.
Todavia, a Receita Federal afirma que até o mês de abril, o sistema de emissor web já estará operando totalmente a fim de atender todos os contribuintes que necessitam.
Quais as vantagens da NFS-e web?
A medida de implementar um novo sistema de emissão de nota é promover uma série de benefícios aos Micro Empresários. Conforme abaixo, confira quais são:
1- Dispensa o uso de documento complementar do ISS.
2- Promove simplificação e fácil acesso ao programa.
3- Informações seguras e devidamente arquivadas.
4- Padronização dos serviços para os emissores de NFS-e.
5- Não é necessário que os municípios façam a adesão do sistema.
6- Emissor de notas fiscais válido em todo o território nacional.
Conclusão
O processo da Receita em implementar uma nova forma de emitir NFS-e de serviços, tem a finalidade de padronizar e facilitar a vida da população que precisa emitir NF.
Este novo sistema promete ajudar Micro Empresários e contribuintes a terem acesso a uma forma muito mais tecnológica e menos burocrática de emissão de notas fiscais.
Para ajudar a sua empresa a se beneficiar deste recurso e usufruir das diversas vantagens, conte os serviços exclusivos de assessoria contábil da Firbraz.
Dessa forma, sua empresa estará sempre por dentro das novidades relacionadas às obrigações acessórias, o que permite maior assertividade na parte contábil do seu negócio.