KPI: o que é e como definir os indicadores de desempenho

Key Performance Indicator ou KPI são indicadores de desempenho para medir o nível de desenvolvimento ou sucesso de uma empresa.

Eles devem ser escolhidos de forma criteriosa e depois analisados para saber se os resultados pretendidos foram alcançados.

É importante que todas as empresas escolham seus indicadores de acordo com a realidade dele e que desejam avaliar.

E ainda determinem uma periodicidade para avaliar todas as informações.

Dessa forma, os gestores terão maior facilidade para tomar as melhores decisões para o crescimento de sua empresa.

Aprenda um pouco mais sobre esse assunto lendo esse post.

KPI: entendendo um pouco mais sobre os indicadores

Para obter sucesso na análise dos KPI’s da sua empresa é importante ter um planejamento de ações.

Ou seja, o gestor precisa estabelecer uma meta ou objetivo específico para ser acompanhado.

Além disso, é importante definir a periodicidade em que a análise será feita.

Se houver mais de um objetivo, será preciso analisar os resultados de cada um deles. 

Os gestores que não se preocupam com o KPI da sua empresa certamente estão perdendo a oportunidade de acompanhar a sua evolução.

Ademais, será muito mais difícil elaborar estratégias para solucionar os problemas, uma vez que não se sabe quando eles surgirem e como se tornaram empecilho para o sucesso.

Veja abaixo quais são os principais indicadores de desempenho: 

  • Capacidade: avalia a capacidade competitiva da empresa diante de seus concorrentes.
  • Eficácia: avalia o nível de satisfação do seu cliente com o seu produto ou serviço.
  • Estratégicos: avalia se as metas planejadas estão sendo alcançadas.
  • Lucratividade: avalia a movimentação financeira para saber se a empresa está obtendo lucros.
  • Produtividade: analise os custos na produção de um produto ou oferta de um serviço.
  • Turnover: analisa o clima organizacional e a valorização dos colaboradores diante das empresas que trabalham.
  • Qualidade: esse KPI anda de mãos dadas com a produtividade, pois contribuem para avaliar os erros e criar estratégias de como consertá-los.
  • Valor de ticket médio: analisa a dinâmica das vendas e o que pode ser melhorado para favorecer o crescimento da empresa.

Como definir os KPI’S da sua empresa?

Agora que você já conhece os principais indicadores de desempenho é o momento de aprender como defini-los.

É importante que você saiba que é possível escolher todos os KPI’S, desde que seja elaborado um plano estratégico para avaliar cada um deles.

Ou seja, é importante definir de forma detalhada o que será avaliado e a periodicidade dessa ação.

Além disso, é preciso escolher a equipe responsável por avaliar e apresentar os resultados.

Quando isso acontecer, é preciso agir com maturidade. Sendo assim, ao invés de procurar culpados é preciso se preocupar com as mudanças que deverão ser feitas.

Lembre-se que os indicadores são critérios que devem ser avaliados visando o crescimento do seu negócio.

Conclusão

Todos os esforços devem ser feitos na hora de avaliar o KPI escolhido, pois essa é a forma de saber detalhes sobre a realidade da sua empresa .

Dessa forma, será mais fácil  saber o que não está funcionando de forma adequada e elaborar um plano estratégico para solucionar os problemas.