De maneira simples, a certidão negativa é o documento utilizado pelas empresas para comprovar que não possuem dívidas ativas perante os órgãos públicos e nenhuma ação civil, criminal ou federal em seu nome.
Este documento mostra seu dinamismo já que pode ser utilizado ainda por pessoas físicas, como também bens móveis e imóveis, como carro e terreno.
Todo empreendedor que deseja aumentar a competitividade do seu empreendimento deve ter em mãos sua certidão negativa.
Visto que este documento é fundamental para a participação em processos de cadastro, licitação e homologação.
Confira!
Conheça os tipos de certidão negativa
Existem diferentes tipos de certidão negativa, tanto na versão gratuita (Receita Federal, Previdência Social e Municipal) quanto paga ( Concordata e Recuperação, Tribunal Regional e do Trabalho, Processos Cíveis Criminais ou Trabalhistas).
Fique conosco e veja qual é a melhor opção deste documento para a sua empresa.
Certidão negativa federal
Emitida de forma gratuita pela Receita Federal, esse tipo de certidão negativa tem como finalidade comprovar a regularidade fiscal perante os órgãos públicos, das pessoas jurídicas, físicas e produtores rurais.
Para que isso seja possível, o requisitante não deve possuir nenhuma pendência com a Fazenda Nacional.
Certidão negativa estadual
Assim como a federal, a certidão negativa estadual tem o objetivo de regularizar a situação fiscal das empresas no âmbito estadual e para isso precisam do seu CNPJ.
Sua emissão não é permitida até que todos os seus débitos sejam quitados.
Certidão negativa municipal
Apresenta a inexistência de dívidas ativas com o município, mas vale lembrar que essa certidão negativa pode ser gratuita em algumas cidades, mas paga em outras.
Certidão negativa de débitos trabalhistas
Também conhecida como CNDT, a certidão negativa de débitos trabalhistas, possibilita a comprovação de possíveis dívidas com a Justiça do Trabalho.
Vale ressaltar que sua emissão é realizada de forma gratuita pelo Tribunal Superior do Trabalho e é fundamental para a participação das empresas em processos de licitação.
Certidão negativa de protesto
A certidão negativa de protesto é um documento público, emitido em um Cartório de Protesto, a fim de comprovar a inadimplência de pessoa física ou jurídica.
Saiba como emitir sua certidão negativa
Como você pôde perceber, são vários os tipos de certidão negativa que existem. Consequentemente, são diferentes os órgãos responsáveis por sua emissão.
Os links listados neste post vão te direcionar até a página do documento que melhor se adequar a sua realidade.
Conclusão
Certamente, como empreendedor, o seu maior desejo é aumentar a competitividade do seu negócio e se consolidar em um mercado cada vez mais competitivo, não é mesmo?
Para isso, é necessário estar sempre preparado para as oportunidades que podem surgir, como os processos de licitação, que podem te colocar à frente dos concorrentes se a sua certidão negativa estiver em dia.
Contar com o apoio de um profissional em contabilidade é fundamental para estar com as questões burocráticas e financeiras de acordo com as exigências da lei, de tal forma que suas chances de sucesso sejam cada vez maiores.