Para evitar o desgaste causado tanto aos candidatos como para a equipe de RH, as empresas estão buscando alternativas para otimizar o processo de admissão.
Até que o candidato possa começar a atuar na vaga de trabalho disponível, é preciso passar por inúmeras etapas, desde a validação de documentos, recolhimento de assinatura, entre outras etapas.
De tal forma, que, além de cansativo, esse processo pode prejudicar a empresa, já que a esta pode perder um bom candidato para a concorrência.
Para evitar esse tipo de problema na sua empresa, veja neste artigo como otimizar o processo de admissão.
1 Definir o perfil profissional desejado
Certamente, o primeiro passo para otimizar o processo de admissão é definir o perfil profissional desejado para ocupar a vaga que está sendo oferecida.
Para começar, o candidato deve possuir conhecimentos e habilidades desejáveis para a função que está disponível.
Além disso, deve apresentar uma postura na entrevista compatível com o cargo que poderá vir a ocupar.
Conhecer a fundo a cultura organização da empresa é fundamental, já que assim, a pessoa responsável pelo recrutamento não perderá tempo entrevistando pessoas fora do perfil.
2 Uso da tecnologia no processo de contratação
O avanço tecnológico vem contribuindo de maneira significativa com as empresas que desejam otimizar o processo de admissão.
Com tantos softwares de gestão disponíveis, a realização de tarefas operacionais são aperfeiçoadas, além de melhorar a proximidade entre entrevistador e candidato.
Outra grande vantagem dessas ferramentas é a possibilidade de armazenamento e manutenção do banco de dados dos profissionais já classificados em suas respectivas funções, assim como o cadastro de currículos de possíveis novos colaboradores.
3 Análise comportamental e psicológica
Uma das importantes estratégias para otimizar o processo de admissão é a análise comportamental e psicológica que deve ser aplicada aos candidatos.
Em especial para aqueles que se candidatarem a vagas que são esperadas competências específicas como:
- Liderança;
- Criatividade;
- Assertividade;
- Capacidade de trabalho em equipe.
Embora alguns conhecimentos possam ser conquistados no desempenho da função , algumas características e habilidades, mesmo que possam ser desenvolvidas, acabam exigindo mais dedicação de tempo e esforços, o que pode prejudicar a atuação do novo funcionário.
Assim sendo, para que o recrutador consiga fazer uma avaliação comportamental eficaz, poderá usar as seguintes técnicas em um processo seletivo:
- Entrevistas;
- Dinâmicas de grupo;
- Testes psicológicos;
- Provas situacionais.
4 Descrição detalhada da vaga
Antes mesmo da análise dos currículos recebidos, é possível adotar uma medida para otimizar o processo de admissão, que é a maneira como a vaga é descrita.
Em outras palavras, quanto mais detalhes forem relacionados à vaga oferecida, maiores as chances de atrair o perfil esperado do novo colaborador.
Para isso, na descrição da vaga devem constar:
- As vantagens de trabalhar na empresa;
- Os principais atrativos profissionais;
- Quais os benefícios oferecidos;
- Oportunidades de crescimento.
5 Avaliação criteriosa do currículo
O momento da triagem do currículo é fator determinante para que o profissional de RH tenha êxito na tarefa de otimizar o processo de admissão.
Visto que, nesse momento, os currículos que não se adequarem às características exigidas para o exercício da função serão descartados.
Os candidatos que passarem por essa etapa deverão comprovar as informações que foram colocadas no documento.
Em alguns casos, as empresas ainda podem solicitar a apresentação de portfólios de seus trabalhos anteriores, como também fazer uma análise do perfil do candidato no Linkedin.
Conclusão
Definitivamente, otimizar o processo de admissão tem como objetivo reduzir o tempo gasto no processo de contratação de funcionários.
De tal forma que, esse processo, que normalmente é tão exaustivo e desgastante, pode ficar bem dinâmico se as medidas acima listadas forem adotadas.
Vale destacar que a companhia que deseja terceirizar o serviço de contratação pode contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade de confiança.