Os principais desafios de elaborar um planejamento tributário

Embora o planejamento tributário seja apontado por muitas pessoas como uma atividade meramente burocrática, este recurso é de fundamental importância para a rotina empresarial.

Por meio dessa tarefa, o gestor consegue ter maior controle das suas finanças, além de cumprir com as obrigações legais, evitando assim possíveis problemas com o Fisco.

Vale destacar que esta ferramenta possibilita ao empreendedor um melhor diagnóstico da saúde financeira do seu negócio, por meio de indicadores e números.

Ao reunir todas essas informações, o profissional consegue ter uma melhor compreensão da realidade financeira do seu empreendimento, conseguindo distinguir qual o melhor momento para realizar novos investimentos ou fazer economia.

No entanto, a implantação e desenvolvimento do planejamento tributário enfrenta alguns desafios, sobre os quais falaremos a partir de agora.

Confira!

1 Deixar de investir no diálogo entre a empresa e o escritório de contabilidade

Certamente, uma comunicação com ruídos é um fator determinante que causa um impacto negativo no planejamento tributário.

A partir dessa dificuldade, erros como relatórios duplicados podem comprometer a avaliação da real condição do seu empreendimento.

Além disso, tais falhas podem acarretar em gastos com pagamentos indevidos, impedindo a empresa de atender de maneira correta as exigências da legislação.

Assim sendo, é fundamental que a comunicação entre o profissional contábil e a empresa esteja sempre em sintonia.

Desse modo, tanto a empresa quanto o escritório de contabilidade se beneficiam, da seguinte maneira:

  • O contador consegue apresentar dados exatos à empresa;
  • O gestor conquistará mais segurança para a tomada de decisões assertivas.

Deixar de investir em novas tecnologias

Fazer uso de tecnologias avançadas é uma importante estratégia para um planejamento tributário de sucesso.

Considerando que o mercado está cada vez mais exigente, faz-se necessário estar sempre atento às inovações tecnológicas.

Com elas é possível automatizar os processos manuais, deixando a realização do trabalho muito mais ágil, instantâneo e prático.

Na prática, a tecnologia é utilizada para facilitar o diálogo entre a empresa e o profissional contábil, como os aplicativos de mensagem, por exemplo.

Mas não para por aí! O sistema ERP ( Enterprise Resource Planning ) pode ser considerado o principal benefício tecnológico para a gestão financeira de uma empresa.

Algumas das vantagens da instalação desse programa para o seu negócio são:

  • Facilitar os lançamentos contábeis;
  • Integrar os dados;
  • Reduzir o trabalho de digitação manual dos lançamentos;
  • Alcançar resultados fidedignos.

Não dar a devida importância à legislação fiscal e tributária

Cumprir as exigências da legislação é um grande desafio para a maioria das empresas, porém é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio.

Para isso, é essencial estar sempre atento às novas mudanças e determinações impostas pelo governo.

Dentre as inúmeras exigências que a legislação impõe às empresas, pode-se dizer que  as questões relacionadas à tributação de produtos e serviços são as que mais necessitam de atenção.

Caso contrário as chances de apresentar cálculos errados nas informações apresentadas ao Fisco, são muito maiores.

Conclusão

Agora que você já sabe da importância do planejamento tributário para o sucesso do seu empreendimento, está na hora de colocar esta ferramenta em prática.

O melhor a se fazer para que sua empresa alcance os melhores resultados, é contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade de confiança.