Quais os procedimentos para admitir um colaborador?

Quais os procedimentos necessários para admitir um colaborador?

Antes de admitir um colaborador, a empresa deve se certificar que todas as exigências da CLT-Consolidação das Leis Trabalhistas, estejam sendo respeitadas.

Afinal, para garantir que o processo de admissão seja bem estruturado e com isso tenha maiores chances de garantir os melhores talentos do mercado, é importante não banalizar a lei trabalhista.

Com base nisso, listamos neste artigo os procedimentos essenciais para admitir um colaborador. Confira!

Recrutamento e seleção de candidatos

Conduzido pelo setor de RH, a etapa de recrutamento e seleção é o primeiro passo que a empresa deve adotar para admitir um colaborador.

Após divulgar e descrever as funções das vagas disponíveis, o responsável pela contratação selecionará os candidatos.

As pessoas selecionadas pelos recrutadores devem atender às qualidades necessárias para o desempenho do trabalho oferecido.

Para isso, a equipe responsável pelo recrutamento e seleção, pode lançar mão das seguintes estratégias:

  • Alinhamento de expectativas;
  • Entrevista com o RH;
  • Testes psicológicos;
  • Prova de conhecimentos específicos.

Aprovação do candidato

Depois de selecionar o candidato que atenda às expectativas e necessidades da empresa, o responsável pelo RH deve orientar o futuro colaborador acerca das próximas etapas.

Nessa fase, o recrutador deve solicitar uma relação de documentos necessários para admitir um colaborador.

Como também dar um feedback para aqueles candidatos que não foram selecionados, demonstrando assim o respeito com essas pessoas.

Entrega dos documentos obrigatórios

O funcionário admitido deve entregar ao Departamento de RH todos os dados solicitados para regulamentar sua contratação.

Para evitar possíveis contratempos durante o processo de admissão, recomenda-se que o envio dos documentos ao profissional responsável seja feito em até 48 horas úteis.

De acordo com as regras da CLT, os documentos necessários para admitir um colaborador são:

  • CTPS-Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Cópia da carteira de identidade (RG);
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento, se casado;
  • Comprovante de inscrição do PIS/Pasep;
  • Certificado de reservista ou de dispensa, para o sexo masculino;
  • Carteira de habilitação no sindicato ao qual está vinculado, como OAB e CREA.

Regulamentação da empresa

Assim que a entrega dos documentos para admitir um colaborador for finalizada, cabe à empresa dar prosseguimento ao processo, cumprindo com suas obrigações.

A princípio, o empregador deve fazer o registro das informações do novo funcionário em sua CTPS, como os dados sobre sua jornada de trabalho.

Desse modo, esses dados deverão ser enviados ao Ministério do Trabalho e à Caixa Econômica Federal, responsáveis pela administração do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Antes mesmo que o funcionário assine seu contrato e inicie suas atividades, o empregador pode fazer a comunicação do vínculo no e-Social.

Demais etapas para admitir um colaborador

Além dos procedimentos citados acima, é preciso ficar atento aos seguintes aspectos no processo de admissão, tais como:

  • Preparativos da empresa para receber o novo funcionário, como criar contas de acesso e criar identificação no controle de ponto;
  • Apresentar o colaborador à empresa;
  • Oferecer treinamentos sobre suas ferramentas e processos internos.

Conclusão

De fato, a tarefa de admitir um colaborador não parece ser tão complicada, mas exige tempo e conhecimento, já que é um processo longo e cheio de detalhes.

Por isso, se você não tem uma equipe especializada em Recursos Humanos e Departamento Pessoal, a melhor alternativa é terceirizar esse serviço com a Firbraz.

Dessa forma, você poderá concentrar seus esforços em questões práticas no dia a dia da sua empresa.