Quais os impactos com o fim de DIRF

Fim de DIRF: Quais os impactos?

O fim de DIRF é um grande avanço como forma de unificar todas as obrigações acessórias, ou seja, deixar ainda mais claro as transações empresariais para os órgãos fiscalizadores. A unificação apresenta grandes benefícios para quem precisa informar e para quem precisa fiscalizar. 

Além disso, há um ganho de tempo considerável no envio de informações contábeis, pois ao invés de enviar uma série de documentos, todas as informações são enviadas de uma única vez.  Continue a leitura desse artigo para ficar por dentro de quais impactos essa mudança trará. 

Fim de DIRF: entenda quais os impactos

O fim de DIRF é um grande avanço quando falamos em unificação de documentos para facilitar o envio de informações relacionadas à contabilidade de uma empresa. Essa ação consiste em uma das principais obrigações de uma empresa para com os órgãos fiscalizadores governamentais. 

Elas compreendem diferentes informações, mas todas essenciais, pois dizem respeito às movimentações financeiras. Portanto, são elas que definem a forma correta de apuração de tributos, encargos sociais e demais contribuições obrigatórias. 

A DIRF ( Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma informação que deveria ser entregue de forma obrigatória. Ou seja, com o fim da DIRF todas as informações serão enviadas de uma forma simplificada e muito mais eficiente. 

Sendo assim, podemos afirmar que essa mudança vai impactar positivamente as transações contábeis, o que torna o auxílio de profissional especializado, ainda mais necessário. 

Veja quais os impactos poderão ser percebidos com o fim da DIRF: 

  • Praticidade no envio de documentos, 
  • Acesso ao um site intuitivo com layout simplificado para tornar o momento do envio muito mais rápido e eficiente, 
  • O site está em constante atualização facilitando assim acompanhar qualquer retenção de valores ou irregularidades,
  • Manual completo para acesso ao SPED ( Sistema Público de Escrituração Digital). 

Para que a sua empresa não tenha problemas com o envio de documentos, é fundamental contratar um profissional contábil. Além de acompanhar as constantes mudanças na forma de envio, como as que dizem respeito às exigências legais, ele está apto a acessar o SPED. 

Ou seja, todas as obrigações acessórias estarão sempre em dia, o que evita complicações para a sua empresa. Dentre elas, está o pagamento de multas. Uma consequência que prejudica o fluxo de caixa da empresa, uma vez que o valor pago não é um investimento, ou seja, não haverá retorno. 

Outra consequência bastante preocupante da falta de envio das informações é a conversão das obrigações acessórias em obrigação principal. Portanto, o que os gestores terão que fazer primeiro, no caso de não enviarem as informações dentro do prazo estabelecido, é pagar a multa. 

Conclusão 

Com o fim do DIRF  as empresas terão muito mais facilidade para cumprir com as determinações legais relativas ao envio da contabilidade. Por outro lado, a fiscalização será mais efetiva, o que contribui para evitar sonegação de impostos e o cumprimento de obrigações inerentes à atividade empresarial. 

Ao contratar nossos serviços contábeis, você terá muito mais segurança em relação ao envio das informações obrigatórias. Somos um time de profissionais competentes e totalmente preparados para cuidar do seu negócio.