normas internacionais de contabilidade

Quais são as normas internacionais de contabilidade?

As regras da contabilidade internacional garantem aos empreendedores brasileiros a possibilidade de se desenvolver não só no mercado nacional, como também no exterior.

Afinal, o Brasil ocupa a 10ª posição mundial das economias com maior PPC – Paridade Poder de Compra.

Tendo em vista que cada país possui suas próprias normas contábeis, ou seja, a linguagem contábil não é homogênea.

Por esse motivo, fez-se necessário desenvolver a contabilidade internacional, para dar fim aos entraves que os investidores enfrentavam, diante de uma possível transação internacional.

Continue conosco e conheça mais sobre esse assunto que pode te ajudar a alcançar o mercado internacional e assim conseguir maior desempenho para o seu negócio.


Como contextualizar a IFRS no conceito da contabilidade internacional

O empresário que deseja expandir seus negócios internacionalmente, deve ter em mente a necessidade de entender o funcionamento da contabilidade de cada local.

Nesse sentido, (International Financial Reporting Standards) que traduzido do inglês significa Normas Internacionais de Informação Financeira.

É um recurso que visa assegurar a continuidade da empresa no mercado, por meio da criação de pontos comuns no que diz respeito a demonstrativos contábeis e relatórios financeiros.

As normas e princípios dessa ferramenta visa unificar os padrões contábeis, permitindo que contadores de todo mundo realizem registros e lançamentos da mesma maneira.


Qual a estrutura da contabilidade internacional

Portanto, se você tem uma empresa e deseja ingressar no mercado internacional, deve conhecer e respeitar os princípios fundamentais do IFRS, conforme resumidos a seguir:

  • Oferecer informações acerca dos resultados e posições financeiras que interessam aos fornecedores, investidores, clientes e demais interessados;
  • Algumas características são fundamentais para o preparo das demonstrações financeiras, como: confiabilidade, compreensibilidade, comparabilidade e relevância;
  • Os dados que devem ser inseridos nas demonstrações contábeis são: o fluxo de caixa, a demonstração de resultado, Balanço Patrimonial, entre outros;
  • Elementos como o valor realizável, o valor presente e os custos (corrente e histórico) são essenciais para os fundamentos de avaliação dos demonstrativos financeiros;
  • Existem aspectos de reconhecimento em relação às receitas e despesas, como também os ativos e passivos.

Quais países adotaram as Normas Internacionais de Contabilidade?

Incluindo o Brasil, mais de 140 países já tornaram obrigatórias as normas internacionais de contabilidade.

Com isso, cada país que adotou a contabilidade internacional, torna-se responsável por adequar os padrões locais de contabilidade às normas da IFRS.

É preciso ressaltar que cada país pode optar pela aplicação total ou parcial das normas internacionais.

No caso do Brasil, a escolha foi pela adoção total das normas impostas pelo IFRS.

Para conhecer todos os países que aderiram às regras internacionais de contabilidade, de forma parcial ou total, basta acessar o site do IFRS.

Conclusão

Sem dúvidas, a legislação brasileira é bastante complexa e burocrática, inclusive no que se refere ao segmento contábil.

Essa dificuldade aumenta quando uma empresa decide expandir seus negócios para o mercado internacional, já que tem que conhecer a fundo sobre contabilidade internacional.

No entanto, se a empresa não tiver uma boa assessoria contábil, pode correr o risco de cometer erros que podem comprometer a viabilidade de expandir seus negócios.