balanço patrimonial

Quais são os principais indicadores do balanço patrimonial?

Para a análise do balanço patrimonial existe uma série de indicadores, como os de liquidez e de atividade, que apontam se um empreendimento está ou não no caminho certo.

Por meio das informações obtidas com essas ferramentas, o empreendedor consegue analisar o crescimento da sua empresa, como também o levar a adotar estratégias que melhor contribuam para seu sucesso. 

Com base nisso, listamos neste artigo, quais os principais indicadores do balanço patrimonial e como eles podem te ajudar.

Confira!


Qual a importância dos indicadores de balanço patrimonial?

A partir de um bom planejamento estratégico, em que são traçados os objetivos da empresa, fica mais fácil o administrador entender a importância que esses índices carregam consigo.

Com base no entendimento das características e peculiaridades do empreendimento, é possível definir quais indicadores de balanço patrimonial priorizar.

Dentre os diferentes parâmetros de avaliação dos bens e direitos que existem, destacam-se:


1. Indicadores de liquidez no balanço patrimonial

Extremamente importantes para os administradores, os indicadores de liquidez permitem a análise da habilidade que a empresa possui em cumprir com o pagamento de suas obrigações.

Os indicadores de liquidez são divididos em 4 categorias, que são:

Liquidez corrente: de acordo com muitos especialistas, este é o índice mais importante, obtido pela seguinte fórmula: 

Liquidez corrente = Ativo circulante / passivo circulante

Liquidez seca: se diferencia da liquidez corrente apenas pelo fato de não possuir em seu dividendo o valor dos estoques, assim, a sua fórmula é calculada da seguinte maneira:

Liquidez seca = Ativo circulante – Estoque / Passivo Circulante

Liquidez imediata: conhecido como o índice mais conservador, consegue apresentar o valor que a empresa dispõe para quitar suas dívidas no curto prazo. Esse indicador é aplicado pela fórmula:

Liquidez imediata = Caixa / Passivo Circulante

Liquidez geral: sua principal função é analisar a saúde financeira de um empreendimento, ou seja, avalia de forma global a situação atual e futura do negócio. Para isso, faz o seguinte cálculo:

Liquidez geral = Ativo Circulante + Ativo Não Circulante + Realizável a Longo Prazo / Passivo circulante + Passivo Não Circulante 


2. Índices operacionais no balanço patrimonial

O objetivo dos índices operacionais é permitir ao profissional responsável, avaliar o progresso das operações empresariais, bem como:

  • Prazos de rotação do estoque;
  • A média de idade das mercadorias;
  • O período para recebimento de vendas;
  • Data de pagamento das compras.
  • Quantidade da folha de pagamento.
  • Dívidas a longo prazo.


3. Índices financeiros no balanço patrimonial

As demonstrações financeiras emitidas por essa ferramenta, permitem a tomada de decisões mais assertivas por parte de credores, instituições financeiras, investidores e analistas de mercado.

Os principais índices financeiros são: 

  • ML – Margem Líquida;
  • ROA – Retorno sobre Ativos;
  • GAF – Grau de Alavancagem Financeira;
  • ROI – Retorno sobre o Investimento.
  • ROIC – Retorno sobre o capital investido.


Conclusão

Assim como demais ferramentas de gestão administrativa e financeira, os indicadores de balanço patrimonial, proporcionam grande ajuda para o desenvolvimento saudável de uma empresa.

Entretanto, por falta de conhecimento, muitos gestores, principalmente aqueles com menor trajetória no mundo dos negócios, desconhecem essas estratégias.

E, por isso, muitas vezes não conseguem sobreviver diante de tamanha competitividade do mercado.

Por esse motivo, faz-se necessário o auxílio de uma equipe contábil, que possui a qualificação e experiência necessários para te ajudar a ter destaque no segmento em que atua.

Se deseja ter relatórios contábeis confiáveis e de forma rápida para tomada de decisões, conte com a Firbraz.

Entre em contato conosco.