Qual a importância do e-Social?

E-Social: qual a importância?

A importância do e-social não se baseia apenas em questões relacionadas à desburocratização e facilidade no cumprimento de obrigações, a princípio serve para organizar e atualizar todos os documentos.

 Com isso as empresas poderão gerenciar os riscos de maneira mais eficaz e tomar medidas estratégicas para obter crescimento, reduzir despesas e muito mais. Confira este artigo que explica como foi criado esse sistema digital de forma que auxilie o monitoramento dos direitos e obrigações da empresa em relação à legislação trabalhista.

E-social: a definição 

O sistema digital de escrituração fiscal das obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas, mais conhecido como eSocial, é uma plataforma digital disponibilizada pelo próprio governo federal com o objetivo principal de resguardar os direitos dos trabalhadores,

A partir de janeiro de 2018 passou a ser obrigatório para todas as organizações com faturamento acima de R $78 milhões, para  os demais a obrigação começou a partir junho de 2018. 

Embora a lei não preveja penalidades para falta de implantação do sistema, é preciso sempre deixar evidente que as obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias não serão cumpridas de outra forma a partir da data estipulada.

Qual a importância do e-social?

Primeiramente, ele é um sistema utilizado como ferramenta de unificação e transferência de informações para as organizações, assim as organizações cumprem todas as exigências e obrigações de envio de informações e documentos de funcionários às instituições mencionadas no eSocial.

Importância do e-social para as empresas

O eSocial ajuda a agilizar diversos processos dentro de uma empresa, isto é, facilita o trabalho diário e aumenta a produtividade das equipes de RH. Dentre as funcionalidades deste serviço, destacamos a geração de guias de recolhimento de FGTS e outros tributos, bem como a redução de erros de cálculo durante o processo.

Outro ponto importante é a garantia de uma segurança jurídica mais consistente, que beneficia as empresas que cumprem as orientações legais.Em relação ao financeiro, a criação de um sistema como o eSocial digital também significa reduzir o custo da burocracia e dos processos operacionais.

Ou seja, reduz a necessidade de arquivar diversos documentos, planilhas e processos desatualizados. 

Importância do e-social para o trabalhador

O e- social proporciona maior proteção para a efetivação dos direitos trabalhistas e previdenciários previstos na “Lei do Contrato de Trabalho”. Por ser um sistema de informações centralizadas, os processos ficam mais transparentes e há maior garantia de que os planos estão sendo executados

Também são registradas informações relacionadas a pagamentos, funções exercidas e jornada de trabalho. Além disso, o e-Social ajuda a reduzir erros de cálculo humano que podem prejudicar os funcionários.

Importância Geral

Logo, o e-social também é utilizado como forma de fiscalização ao combate da sonegação de impostos, pois diversos órgãos efetuam o cruzamento de dados entre eles como a Receita Federal e a Caixa Econômica. Federal.

Conclusão 

Embora possa parecer um sistema complexo, o eSocial acaba simplificando vários processos que antes eram burocráticos para a empresa, gerando assim vários benefícios tanto para empregadores quanto para trabalhadores. 

Agora que você já sabe a importância do e-social, leia nosso artigo sobre cuidados que devem ser tomados em uma rescisão de contrato para saber mais sobre essas questões.