A importância dos controles internos e procedimentos para uma empresa é de grande relevância, uma vez que estão diretamente associados ao bom desempenho dos negócios.
Para que isso seja possível, faz-se necessário que sejam traçados objetivos e estratégias para que os propósitos da empresa sejam alcançados.
O principal objetivo dos controles internos e procedimentos é salvaguardar os interesses da instituição, bem como proporcionar a proteção do patrimônio dos possíveis danos decorrentes de erros ou irregularidades.
Para saber mais acerca da importância dos controles internos e procedimentos para uma empresa, continue a leitura deste post.
Quais os principais procedimentos que uma empresa deve adotar para um controle interno eficiente?
Tendo em vista a importância dos controles internos e procedimentos para uma empresa, quando bem utilizados garantem que os propósitos estabelecidos sejam cumpridos, seja ele administrativo ou gerencial.
Para prevenir e identificar possíveis riscos que impactam de forma expressiva a credibilidade e segurança das informações, diversos procedimentos são utilizados, tais como:
Procedimentos de prevenção: são ações desenvolvidas antecipadamente, a fim de prevenir a possibilidade de inadequações, omissões e imprevisibilidade das informações contábeis de um ato ou fato.
Procedimentos de detecção: essas atividades buscam identificar os possíveis erros, inadequações e omissões de informações, quer seja no momento do ato, ou passado um período da ocorrência.
Procedimentos de correção: são as medidas tomadas com a finalidade de corrigir os erros detectados na etapa anterior.
Vale destacar que quanto melhor a eficiência do controle interno de uma empresa, maior segurança terá na realização das tarefas.
Como funciona o controle interno
Como já foi dito, a importância dos controles internos e procedimentos para uma empresa é indiscutível.
Isso porque essa estratégia permite que as organizações tenham uma visão real da sua situação, colocando em evidência os dados necessários para melhor entendimento, com toda transparência, flexibilidade e objetividade possíveis.
Considerando que uma empresa negligencie os processos de controle interno, ela deve assumir a responsabilidade de submeter o seu negócio a erros intencionais, que podem causar sérios prejuízos ao seu patrimônio.
Isso acontece devido a ineficiência dos dados contidos nos relatório, o que pode provocar conclusões equivocadas e prejudiciais à empresa.
Lembrando ainda que ao deixar de lado a realização de procedimentos corretos para o controle interno, você contribui para o aumento de fraudes, erros e desperdícios ao seu empreendimento.
Os controles internos podem ser divididos em contábeis e administrativos, conforme você pode verificar abaixo:
Elementos dos controles internos contábeis:
- Controles físicos sobre ativos;
- Segregação de funções;
- Sistemas de aprovação, autorização e conferência;
- Auditoria interna.
Elementos dos controles internos administrativos
Basicamente, os controles internos administrativos visam auxiliar a empresa a ter uma administração mais eficiente, além de controlar e orientar seus negócios, englobando assim o plano organizacional.
Os elementos que fazem parte dos controles internos administrativos são:
- Levantamento da lucratividade de acordo com a linha de produtos;
- Controle de qualidade;
- Treinamento da equipe de colaboradores;
- Pesquisa de tempos e movimentos;
- Análise dos compromissos firmados pela empresa, mas que não foram executados economicamente.
Conclusão
Certamente, se você chegou até aqui conseguiu entender a importância dos controles internos e procedimentos para a empresa.
No entanto, para a maioria dos gestores colocar esse plano em prática não é das tarefas mais fáceis, principalmente pela falta de conhecimento técnico.
Por esse motivo, a melhor opção é contar com o apoio de uma empresa qualificada para desenvolver tais atividades que irão contribuir para o sucesso dos seus negócios.