Se você deseja abrir uma empresa sem sócio é importante saber que existem três tipos jurídicos. A empresa Individual permite que o empreendedor atue sem a necessidade de um sócio ou até mesmo Capital Societário.
Dentre as 3 opções temos o MEI, Microempresa ou Empresa EIRELI. Pode parecer muitas siglas, mas cada uma delas tem suas particularidades e faturamento. Mas calma, vamos explicar tudo ao decorrer do conteúdo.
Boa leitura!
O que é uma Empresa Individual (EI)?
Uma Empresa Individual ou EI é uma companhia sem sócio, portanto ela só possui o proprietário e como destacamos anteriormente não necessita de capital societário. Mas vale destacar que para que o empreendedor possa ser EI, a receita deve estar entre R$ 81 mil e R$360 mil por ano.
Um detalhe importante é que esse tipo de empresa não tem separação de bens do CNPJ e CPF do proprietário, o que se assemelha muito ao MEI. Por isso, diante de qualquer situação, o empresário responde também por todos os bens do CNPJ.
Pode parecer realmente bem parecido com o MEI, mas são naturezas jurídicas que se diferenciam muito por suas exigências bem destintas.
O Empresário Individual é uma empresa sem sócio?
O termo de Empresário Individual é a mesma coisa de Empresa Individual. Todos os dois são relacionados ao mesmo tipo de empresa, uma empresa sem sócio. O empresário é uma pessoa física e responde pelo CPF e CNPJ do negócio, mas também não pode atuar como MEI.
O MEI também é uma empresa, mas alguns profissionais não se enquadram nesse modelo. Por exemplo, profissionais que exercem atividades intelectuais como advogados, dentistas, médicos, engenheiros e outros.
Por isso, se o seu modelo de empresa não cabe como MEI, a próxima opção é uma mudança de regime tributário para a Empresa Individual.
Vantagens de ser uma EI, empresa sem sócio
Para quem busca uma empresa sem sócio, ser um empresário individual é uma opção que oferece muitas vantagens. dentre as que mais se destacam podemos citar:
- A não obrigação de divisão de lucros com sócios;
- Não existe limite de contrato de funcionários;
- Não tem valor mínimo exigido para capital social;
- O limite de faturamento anual é maior que o MEI.
Tipos de empresa sem sócio
Existem alguns tipos de empresa individual.
Dentre as opções podemos destacar:
- MEI (Microempreendedor individual);
- EI (Empresa Individual);
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
- EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
Para saber mais sobre cada uma dessas opções e qual delas atende melhor às suas necessidade de empresário, você pode entrar em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo.
Quer abrir a sua empresa?
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar a encontrar o melhor regime.
Estamos prontos para receber as suas dúvidas e transformar em um negócio de sucesso. Conte com uma contabilidade especialista em empresa sem sócio!