valuation o que é

Valuation: o que é e as principais funcionalidades

A pergunta sobre valuation, o que é, é bastante comum, pois muitas pessoas ainda não sabem que  é uma maneira de medir o valor de uma empresa diante do mercado, incluindo preço e os valores intangíveis da marca. 

Portanto, quando um empresário precisa estimar o valor do seu negócio, bem como a credibilidade da sua marca, seu posicionamento de mercado e as possibilidades de investimentos futuros,  ele precisa calcular o valuation da sua empresa.

Prossiga com a leitura desse artigo para entender um pouco mais sobre esse assunto. 


O que é o valuation da empresa? 

Essa é a definição de quanto a sua empresa vale para o mercado,  mesmo que seja de forma aproximada. 

Isso inclui todo o nível de influência da marca, sendo assim, é preciso frisar que os cálculos vão além de apenas preço, mas se estendem pela percepção da marca como um todo. 


O que é valuation é como calcular?

Agora que você já sabe que valuation é uma forma de medir o valor de uma empresa diante do mercado, é importante entender como são feitos os cálculos, uma vez que outros valores estão inclusos além do financeiro.


Quais os tipos de valuation?

Há variadas formas de efetuar os cálculos do valuation e cada uma delas se adapta a um segmento empresarial. Veja quais são os tipos mais comuns: 

  • Fluxo de caixa descontado: avaliação da capacidade da empresa em gerar dinheiro.
  • Comparação de múltiplos de mercado: avaliação entre empresas do mesmo segmento e com o mesmo modelo de negócio. 
  • Valuation contábil: avaliação dos dados contábeis da empresa, bem como seu patrimônio líquido, ou seja, levantamento do que ela possui de créditos e débitos.
  • Pré-investimento: é a avaliação do valor em caixa no momento da abertura da empresa. 
  • Pós-investimento:  essa avaliação deve acontecer após um determinado período de abertura da empresa o investimento feito.


Quem faz valuation de uma empresa? 

É preciso contratar um profissional habilitado e que entenda sobre valuation, o que é e como fazer. Os analistas contábeis são as pessoas indicadas para fazer a avaliação, pois, conhecem a fundo as características da empresa, bem como seu fluxo de caixa e investimentos.


Conclusão 

Agora que você já sabe sobre valuation, o que é e como fazer a avaliação do seu negócio, é fundamental contar com profissionais experientes para realizar a medição dos valores de mercado da sua empresa. 

Ter essa percepção é importante na hora de vender ou mesmo de investir ou captar pessoas interessadas em aplicar recursos financeiros na expansão da sua marca. 

No entanto, é importante ressaltar que você somente conseguirá bons investidores ou mesmo valores para aplicação se a sua empresa oferecer segurança. 

Isso quer dizer que o retorno não pode ser incerto e distante. Essa condição assusta quem está pensando em obter lucratividade. 

Se você quer aumentar o valuation do seu negócio, deve prezar sempre para que o retorno sobre os investimentos estejam cada vez mais próximos e mais certos. 

Ou seja, sua empresa está mais madura, possui uma boa gestão e pode, sim, oferecer excelentes condições de retorno financeiro para quem acredita em sua capacidade.

Entre em contato com a Firbraz e saiba como podemos te ajudar no Valuation da sua empresa.