O Lucro Real possui diversas vantagens e benefícios fiscais exclusivos. Sendo assim, o empresário pode usufruir de redução de impostos e compensação em caso de prejuízo.
Muitas vezes, por desconhecimento ou alta burocracia, os empresários acabam não optando pelo regime tributário Lucro Real em sua empresa.
No entanto, este pensamento é um mero engano visto que, para obter, por exemplo, a compensação ou isenção do IRPJ, só é possível se a companhia for Lucro Real.
Acompanhe neste artigo como funciona o Lucro Real e quais as vantagens deste regime. Continue com a leitura até o fim.
Lucro Real: o que é?
O Lucro Real é um regime de tributação onde o IRPJ e CSLL são calculados tendo como base o lucro real da empresa.
Este regime é indicado para empresas de grande porte como bancos, financiadoras ou multinacionais. Para pertencer ao Lucro Real a companhia deve ter o faturamento superior a 78 milhões no ano.
No entanto, se optar por ter esta forma de tributação, a empresa deve ser muito bem organizada para conseguir apurar com a máxima precisão qual será o lucro estimado.
Quais as principais vantagens deste regime?
Por ter uma tributação mais complexa, muitos empresários desconhecem seus benefícios. No entanto, com uma boa gestão e um contador orientando, há várias vantagens que podem ser usufruídas.
Confira abaixo quais são:
1- Pode compensar prejuízo fiscal
Somente no regime tributário do Lucro Real é possível fazer a compensação de prejuízos fiscais. Esta compensação ainda pode ser feita sobre o atual ou mesmo anos anteriores.
2- Suspensão do IRPJ e CSLL
Empresas que utilizam de balancetes mensais para transmitir as informações do período, podem solicitar a suspensão do IRPJ e CSLL.
3- Permite possibilidades no Planejamento Tributário
O planejamento tributário quando feito pelo regime de apuração do Lucro Real é vasto. Desta forma o gestor consegue remanejar sempre que necessário suas estratégias.
Elas variam desde alterações ou reorganizações de quadro societários até estratégias financeiras e fiscais da empresa.
4- Ter o direito a crédito de PIS e COFINS
Existem várias formas de admitir, ou seja, de requerer o crédito ao PIS e COFINS. No entanto, uma das principais causas é a empresa ter um prejuízo fiscal ou mesmo baixo lucro.
5- Benefícios Fiscais
As empresas do Lucro Real podem ter direito a uma série de benefícios fiscais. Dentre eles: doações a instituições, patrocínios, incentivos à cultura são alguns que são dedutíveis do imposto de renda.
Conclusão
Às vezes por receio ou desconhecimento do regime tributário Lucro Real, as empresas perdem oportunidades e benefícios exclusivos desta modalidade fiscal.
No entanto, uma empresa que tenha os critérios necessários para se enquadrar no Lucro Real precisa ter fortemente a atuação de um contador em todos os processos financeiros e contábeis da companhia.
Conte com a Firbraz Serviços Contábeis para assessorar a sua empresa na tomada de decisão rumo ao sucesso do seu negócio.