conciliação bancária

5 dicas para realizar a conciliação bancária

A conciliação bancária é uma das primeiras tarefas da contabilidade, sendo fundamental para a boa gestão financeira das empresas. Ela precisa estar sempre em dia, uma vez que permite a classificação da origem e destino do dinheiro, o controle do fluxo de caixa necessária a outros relatórios contábeis.

Neste artigo vamos conhecer 5 dicas para realizar a sua conciliação bancária com maior agilidade e eficiência.


O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária consiste na conferência entre os extratos bancários da empresa e suas despesas e receitas. Nessa conferência os saldos diários dos bancos precisam ser idênticos aos do controle interno da empresa. Caso algum documento esteja faltando para fechar a conciliação com o banco, isso indica que algum registro foi feito de forma incorreta ou mesmo esquecido.


5 dicas para realizar a conciliação bancária

Além de verificar saldos bancários, verificar históricos, fazer lançamentos, fechar e analisar resultados, são recomendadas 5 dicas extras que, quando incluídas na rotina de conciliação bancária, facilitam e trazem maior eficiência e agilidade a todo o processo. São elas:

1. Concentre a movimentação em uma única conta bancária

Ao concentrar as operações em uma única conta bancária, podemos ter a segurança de que, se aquela transação não consta no extrato, ela não existe.

Ter duas contas ou mais gera a dependência por variadas fontes de informação, o que deixa o trabalho de identificação das transações mais demorado.


2. Priorize um histórico completo e padronizado

Alguns bancos possuem históricos padrões mais completos, o que permite o complemento do histórico com informações mais específicas.


3. Integração entre sistema de gestão e banco

Alguns bancos possuem uma boa integração automática com sistemas de gestão financeira. Por isso, integrar a sua conta bancária a um sistema interno é sempre o melhor a ser feito.


4. Fazer registros diariamente

A conciliação bancária deve ser uma tarefa rotineira na sua empresa, e não esporádica. Deixar essa conferência para o encerramento da semana ou do mês pode dar lugar a perda de documentos e maiores erros em lançamentos, dificultando o fechamento de saldos entre algumas ou várias contas contábeis.


5. Evite o uso do talão de cheques

Nunca sabemos quando um cheque emitido hoje será descontado. Isso dificulta o fechamento do extrato bancário com o controle interno.

Se o uso de cheques for indispensável, opções como criar uma conta apenas para controle de cheques pode ajudar. Ainda assim, a carência de confirmações externas é um empecilho à clareza e segurança das informações.

Além de todas essas dicas contar com uma contabilidade para que te ajude na parte contábil também fazendo a conciliação, é a garantia de que erros não estarão mais presentes na gestão financeira da sua empresa e que nenhum documento ou pagamento ficará pendente de ser realizado.


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