Veja como aplicar a rescisão de contrato

Cuidados que devem ser tomados em uma rescisão de contrato

A decisão de desligar um funcionário da equipe se dá pela rescisão de contrato de trabalho. No entanto, isso pode partir tanto do empregado quanto do empregador.

O processo de fazer uma rescisão envolve uma série de fatores que devem ser muito bem documentados para garantir a segurança de todos os lados envolvidos.

Para saber mais sobre rescisão de trabalho continue lendo este artigo até o fim.

Rescisão de contrato: o que é?


A rescisão de contrato é nada menos do que o encerramento das atividades no trabalho, seja por decisão do contratante ou do contratado.

Ela é um documento que comprova que, em determinada data, o funcionário não presta mais serviços para a empresa.

Independente de quem tenha tomado a decisão de interromper as atividades, é de suma importância verificar quais serão os trâmites legais para esse desligamento ocorrer.

Como fazer uma rescisão de contrato?


Existem vários tipos de rescisão de trabalho, cada uma leva em consideração a decisão de cada um dos envolvidos.

Rescisão por decisão do contratante com e sem justa causa


Rescisão sem justa causa: O empregador é obrigado a pagar férias, 13o proporcional, salário, seguro desemprego (a depender do período trabalho) e o empregado tem direito a sacar o seu FGTS

Além disso, o empregado também tem direito a receber 40% da multa rescisória dos depósitos realizados pela empresa. 

Quando há a rescisão com justa causa: o processo difere, pois envolve transtornos geralmente causados por má conduta do empregado. Por isso, todo cuidado é pouco para fazer o processo legal.

Perante a lei 5252/43 o funcionário pode ser desligado em caso de má conduta. Nesta ocasião, o mesmo recebe somente o salário do mês e férias vencidas. 

Rescisão por decisão do contratado


Quando o contratado decide se demitir, o RH precisa estar ciente de que tem que pagar o salário referente aos dias trabalhados, 13º proporcional e férias vencidas.

A dispensa pode ou não ser indenizada, e se não for, o empregado é obrigado a cumprir a carga horária ou descontar caso não queira cumprir. 

Também não têm direito de sacar o FGTS nem receber nenhuma multa rescisória. 

Quais cuidados são necessários na rescisão?


Os principais cuidados de ambas as situações são todos os valores combinados serem devidamente pagos e principalmente na data correta.

Todo o processo de desligamento tem que ser devidamente documentado e assinado por ambas as partes e arquivado.

É fundamental ter um contador ou um advogado para revisar todo o processo de rescisão e garantir que tudo está conforme a lei.

Conclusão


Independente do porte da empresa, é primordial ter a atuação do time de RH junto a um advogado ou contador.

Os trâmites de rescisão de contrato necessitam ter um profundo conhecimento sobre os procedimentos que envolvem, isso para garantir que nenhuma das partes saiam prejudicadas ou processadas.
Para tomar as melhores decisões na sua empresa, você pode contar com a Firbraz Serviços Contábeis.